Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aloysio Nunes critica empréstimos secretos do BNDES para Cuba e Angola

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) protocolou na Procuradoria-Geral da República uma representação contra o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, pedindo a instauração de um inquérito civil para apurar ilegalidade na decisão do ministro de classificar como secretos documentos relativos a empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos governos de Cuba e de Angola.

    Segundo o senador, os documentos foram classificados como sigilosos por 15 anos, numa afronta à Lei de Acesso a Informacao (12.527/11) e à Constituição brasileira.

    – Ou seja, até 2027, os brasileiros não poderão tomar conhecimento do teor desses atos. São atos públicos que devem ser de pleno conhecimento de todos – disse o parlamentar, em discurso no Plenário na tarde desta segunda-feira (4).

    O senador lembrou que a Lei de Acesso a Informacao determina que somente podem ser tratados como sigilosos documentos cuja divulgação comprometa a segurança da sociedade e do Estado, o que não é o caso dos empréstimos feitos pelo BNDES aos dois países.

    – Então pergunto: que tipo de dados pode haver nestes documentos relativos a empréstimos? Prezo as relações de Brasil com Angola e com Cuba, mas não posso admitir que um ato oficial seja classificado como sigiloso – afirmou.

    Economia

    O senador oposicionista aproveitou seu tempo na tribuna para criticar também a condução da política econômica do governo Dilma Rousseff. Com base nos números relativos ao déficit nas contas públicas, o senador classificou o governo de "perdulário e desperdiçador" de recursos.

    – Além de o resultado em si ser preocupante, é preciso ressaltar que a despesa maior que a receita não se dá por conta de investimentos públicos. A taxa de investimentos continua patinando em torno de 16%, 17% do Produto Interno Bruto [PIB]. Essas despesas se dão basicamente no custeio. É colesterol ruim na veia do organismo brasileiro – lamentou.

    A inflação em alta, a dificuldade de crescimento da indústria nacional e o saldo negativo da balança comercial também foram abordados pelo senador tucano, que ainda alertou para o descontrole fiscal do país e para a necessidade de investimentos a fim de que a economia brasileira reencontre o caminho do crescimento.

    • Publicações54073
    • Seguidores268532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aloysio-nunes-critica-emprestimos-secretos-do-bndes-para-cuba-e-angola/112071506

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)