Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vanessa Grazziotin diz que não há como comparar caso da Abin com espionagem americana

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    A espionagem de funcionários estrangeiros pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nos anos de 2003 e 2004 não pode ser comparada às ações de espionagem promovidas pelo governo dos Estados Unidos em várias partes do mundo, disse nesta terça-feira (5), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Ela fez uma defesa do governo e da Abin, em Plenário, após referir-se a uma matéria sobre a ação da agência brasileira publicada pela Folha de S. Paulo, na segunda-feira (4).

    Vanessa lamentou que vários parlamentares tenham dito que as revelações do jornal colocariam em xeque a posição da presidente Dilma Rousseff sobre a questão. Ao abrir a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, Dilma discursou contra as ações de espionagem dos Estados Unidos. A presidente brasileira adiou ainda uma viagem a Washington, prevista para ocorrer no final do mês passado.

    Segundo a senadora, não há como comparar as ações que o governo americano realiza com as ações da Abin. Ela disse que a agência brasileira não usou nenhum método ilegal, pois foram ações de contra-espionagem. Já os Estados Unidos violaram sigilo, atingindo inclusive presidentes de nações, tendo como alvo “quase todos os países do mundo”.

    - Quero repelir qualquer tentativa de comparar as ações da Abin com o que foi realizado pelo governo americano. Nenhuma das ações da Abin desrespeitou a legislação brasileira ou as convenções internacionais – disse a senadora.

    Para Vanessa, a defesa do governo brasileiro contra a espionagem americana não é uma questão de governo, mas de Estado e de defesa dos direitos humanos. A parlamentar ainda acrescentou que a CPI da Espionagem, da qual é presidente, tem acompanhado os desdobramentos do caso americano. De acordo com a senadora, a comissão tem constatado, por meio de muitas publicações, que há uma tentativa de manipulação do governo americano nas notícias de vários jornais pelo mundo, como uma estratégia para evitar o isolamento.

    - Os Estados Unidos tentam colocar outros países na mesma rinha – criticou a senadora, acrescentando que matérias semelhantes à da Folha foram divulgadas na França e na Alemanha, citando os governos locais.

    • Publicações54073
    • Seguidores268531
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vanessa-grazziotin-diz-que-nao-ha-como-comparar-caso-da-abin-com-espionagem-americana/112073391

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)