Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Líder do governo critica o fatiamento da PEC do Orçamento Impositivo na CCJ da Câmara

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) considerou um equívoco a decisão tomada nesta quarta-feira (27) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados de fatiar a PEC do Orçamento Impositivo em dois textos. Um deles torna obrigatório o pagamento das emendas de deputados e senadores até o limite de 1,2% da Receita Corrente Líquida (RCL) da União no ano anterior. O outro trata de uma mudança à proposta aprovada no Senado que força a União a destinar à saúde pública 15% da RCL.

    - Eles não podem fazer isso. Isso é antirregimental. É ilegal. A opinião de todos é que estão cometendo um atropelo jurídico na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara - disse Braga.

    O pedido para que e PEC fosse repartida em duas foi apresentado pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). Argumentou que está em análise na Câmara dos Deputados um projeto que reserva para a saúde R$ 30 bilhões a mais por ano do que o previsto na PEC do Orçamento Impositivo. Com a deliberação da CCJ da Câmara, a PEC será transformada em duas matérias distintas.

    O líder do governo, Eduardo Braga, explicou que essa divisão não poderia ter acontecido, uma vez que a PEC ainda não havia sido admitida na CCJ da Câmara. Explicou que primeiro é preciso admitir uma proposta de emenda à Constituição do ponto de vista da constitucionalidade, legalidade e da técnica legislativa.

    - Depois é que o mérito é discutido. Nesta fase é que pode haver a apresentação de destaques para a votação de partes da proposta em separado. No mérito você pode destacar. Mas, destacar, desmembrar, fatiar na admissibilidade da emenda? Eu sinceramente não conheço no regimento qualquer fundamento que dê à CCJ da Câmara a possibilidade de fazer isso.

    Eduardo Braga também alertou para a insegurança jurídica que pode ser criada com essa medida da Câmara, no momento em que os parlamentares e comissões estão apresentando emendas ao Orçamento de 2014. Em entrevista à Agência Câmara, o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Lobão Filho (PMDB-MA), assegurou que a obrigatoriedade do pagamento das emendas dos parlamentares ao Orçamento está garantida. Segundo Lobão, isso está previsto no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014, que foi aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lider-do-governo-critica-o-fatiamento-da-pec-do-orcamento-impositivo-na-ccj-da-camara/112155142

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)