Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Requião sugere restrição na aplicação da prisão provisória

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    O senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou projeto que altera o Código Penal e o Código de Processo Penal para restringir as hipóteses de prisão provisória e, assim, reduzir o problema da superlotação carcerária (PLS 123/2014). Ele destacou o fato de que, hoje, presos provisórios e condenados não são separados, apesar de isso estar previsto na legislação.

    O projeto restringe a aplicação da prisão preventiva e ao mesmo tempo impõe limites à medida, de 30 a 60 dias, dependendo da gravidade do crime, com uma única prorrogação, a ser decidida por órgão colegiado.

    O projeto também amplia a aplicação de penas alternativas em substituição às privativas de liberdade para presos que cometeram delitos de pouca gravidade.

    - Essa jabuticaba, que é a prisão provisória e existe dessa forma apenas na legislação brasileira, tal como a jabuticaba, coloca nas prisões hoje cerca de 43% de todos os presos. Dos 56%, 57% dos presos condenados, 80% são presos com pouco potencial ofensivo. E seria muito mais razoável que ele recebesse uma pena alternativa, de contribuição a um trabalho com uma dessas algemas de calcanhar com localizador de GPS.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/requiao-sugere-restricao-na-aplicacao-da-prisao-provisoria/115776200

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)