Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente da Petrobras isenta Dilma de responsabilidade sobre compra de refinaria nos EUA

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    A exemplo do que havia feito o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, e o ex-diretor da área de negócios internacionais da petrolífera Nestor Cerveró, a atual presidente da estatal, Graça Foster, isentou de responsabilidade a presidente Dilma Rousseff pela decisão de compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Na época do negócio, em 2006, Dilma era ministra da Casa Civil e presidia o Conselho de Administração da Petrobras. A transação é alvo de investigações do Tribunal de Contas da União (TCU) devido a suspeitas de irregularidades.

    VEJA MAIS Graça Foster ressalta importância de cláusulas omitidas antes da compra de Pasadena Graça Foster volta a afirmar que compra de Pasadena pela Petrobras 'não foi bom negócio' Graça Foster volta ao Senado para explicar denúncias de irregularidades na Petrobras CPI da Petrobras convoca Paulo Roberto Costa

    - A responsabilidade é da diretoria que fez apresentação ao Conselho de Administração. Nos dois casos, houve responsabilidade do colegiado - afirmou Graça Foster.

    Logo que as suspeitas de irregularidades foram levantadas pela imprensa, Dilma soltou nota alegou que a decisão da compra foi feita com base num documento falho, que omitira duas cláusulas importantes previstas no contrato: Marlim e Put Option.

    O documento foi elaborado por Nestor Cerveró, que disse à CPI que o negócio seria fechado de qualquer forma. Graça Foster discordou. Para ela, se o Conselho de Administração tivesse sido informado, "haveria uma boa discussão" sobre o assunto e talvez a transação não tivesse sido realizada.

    A Put Option determinava que, em caso de desacordo entre os sócios, a outra parte seria obrigada a adquirir o restante das ações. A Marlim garantia à Astra Oil, sócia da Petrobras, um lucro de 6,9% ao ano.

    Mais informações a seguir

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações116
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-petrobras-isenta-dilma-de-responsabilidade-sobre-compra-de-refinaria-nos-eua/120739726

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)