Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lídice da Mata alerta para necessidade de redução da mortalidade materna

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    Ao registrar que nesta quarta-feira, 28 de maio, são celebrados o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) pediu providências ao governo para diminuir o número de mulheres que ainda morrem durante a gravidez, no parto ou nos primeiros dias após dar a luz.

    A senadora reconheceu que nos últimos anos o Brasil avançou nessa área, já que, de 1990 para ca, o índice de mortalidade materna caiu de 123 para 63 mortes a cada grupo de 100 mil partos. No entanto, disse Lídice da Mata, o índice ainda está longe da meta do milênio, que é reduzir esse número de mortes para 35. E mais longe ainda do considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde, que é de 20 mortes a cada 100 mil partos.

    Lídice da Mata ressaltou que esses óbitos atingem majoritariamente as mulheres de baixa renda, em sua maioria, negras, que dependem dos hospitais públicos. E o pior, disse ela, é que grande parte das mortes maternas poderia ser evitada.

    - São mortes mundialmente reconhecidas como evitáveis em mais de 90% dos casos e que dependem do atendimento médico, do acesso à informação e do planejamento reprodutivo, medidas capazes de reduzir os índices de mortes relacionadas à gravidez, ao parto, pós-partos e abortos inseguros. É necessário, portanto, investir na melhoria da rede de atendimento, na universalização dos serviços, ampliando o acesso especialmente nas áreas rurais e outros rincões do nosso imenso país - defendeu a senadora.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lidice-da-mata-alerta-para-necessidade-de-reducao-da-mortalidade-materna/121118417

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)