Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Chega ao Senado projeto que estabelece regras para prevenção de acidentes em piscinas

    Publicado por Senado
    há 10 anos

    O Senado deve analisar no segundo semestre projeto de lei que estabelece regras para prevenção de acidentes em piscinas públicas e privadas, entre elas o uso de tampas e dispositivos não-bloqueáveis em ralos, como forma de impedir que as pessoas fiquem presas pelos cabelos, mãos, pés e braços, devido à sucção.

    O PL 1.162/2007, do deputado Mário Heringer (PDT-MG), foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 3. O início da tramitação no Senado depende da leitura do projeto em Plenário.

    De acordo com o texto, depois de aprovadas, as regras ainda serão regulamentadas pelos estados e pelo Distrito Federal. Os estabelecimentos que mantenham piscinas coletivas ou públicas terão um ano para adaptá-las às novas exigências. Os donos de piscinas privativas terão dois anos.

    O projeto torna obrigatória a instalação de um botão manual de parada de emergência em todos os sistemas que utilizem a moto bomba de recirculação de água no modo automático. Todos os produtos ou dispositivos de segurança utilizados em piscinas deverão ser homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Já os fabricantes e importadores de equipamentos e dispositivos destinados à recirculação de água deverão identificar corretamente nos manuais a relação exata que deve existir entre a potência da bomba/filtro e a metragem cúbica de água da piscina.

    O projeto também exige o uso de piso antiderrapante na área da piscina e a contratação de salva-vidas com treinamento. Profissionais ligados a atividades aquáticas - como professores ou instrutores de natação, hidroginástica, pólo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais, além dos profissionais de saúde que pratiquem atividades em piscina - serão considerados salva-vidas, desde que devidamente treinados. Esses profissionais serão responsáveis por suas próprias turmas de alunos ou pelos atletas participantes de competições.

    As piscinas de edifícios e condomínios residenciais não precisarão contratar salva-vidas. Nas piscinas coletivas e públicas, porém, deverão constar informações de segurança, como a profundidade regular da água (gravada nas bordas e nas paredes do tanque); sinalização de alerta que indique alteração da profundidade, se houver; e sinalização de alerta que indique proibição de acesso à piscina e aos equipamentos sob efeito de álcool ou drogas.

    As infrações sujeitarão os infratores às penalidades de advertência; multa mínima de dez dias-multa; interdição da piscina, quando couber; e cassação da autorização para funcionamento, em caso de reincidência.

    Com informações da Agência Câmara

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/chega-ao-senado-projeto-que-estabelece-regras-para-prevencao-de-acidentes-em-piscinas/123883245

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)