Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Paim alerta para proliferação de discursos de ódio na internet

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    Em pronunciamento nesta sexta-feira (20), o senador Paulo Paim (PT-RS) alertou para a proliferação de discursos de ódio na internet. Por permitir o anonimato e por parecer um terreno em que prevalece a impunidade, as redes sociais e os espaços destinados a comentários em vários sites apresentam, como afirmou o senador, grande presença de discursos racistas, homofóbicos, xenófobos e de cunho preconceituoso em geral.

    - Valendo-se às vezes do anonimato de um nome de fantasia, ou nickname, indivíduos irresponsáveis passam também a publicar impropérios e grosserias contra tudo e contra todos, de forma irresponsável – apontou o senador.

    Paim considera que a pluralidade de visões de mundo é saudável para a democracia, mas ponderou que está em curso uma brutalização dos debates, com reiterados casos de desrespeito ao próximo. Na avaliação do senador, essa exasperação é crescente desde as eleições de 2014.

    - Há tempo para reverter essa tendência ao fortalecimento do discurso do ódio, que é preocupante por seu caráter inclusive antipolítico, impiedoso, messiânico e, por muitas vezes, destrutivo. Só visa destruir o outro por destruir- assinalou.

    Extremismo

    Paim também manifestou preocupação com a propagação de movimentos extremistas no mundo. Ele citou a brutalidade com que agem os jihadistas do Estado Islâmico e mencionou o crescimento de partidos neonazistas na Europa como exemplos desse problema.

    - Ressentimos o risco da radicalização política e do aumento da xenofobia, do autoritarismo e da violação dos direitos humanos. E a esse processo degenerativo, devemos dar combate nos espaços de liberdade – disse.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações248
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paim-alerta-para-proliferacao-de-discursos-de-odio-na-internet/168231042

    Informações relacionadas

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    A misoginia virtual e a liberdade de expressão

    Tribunal Superior Eleitoral
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal Superior Eleitoral TSE - REPRESENTAÇÃO: Rp XXXXX BRASÍLIA - DF

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)