Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cidades inteligentes precisam de cidadãos conectados, ressalta Walter Pinheiro

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    Durante o terceiro dia do Mobile World Congress (MWC/GSWA), em Barcelona, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) acompanhou nesta quarta-feira (4), ao lado da delegação brasileira, o relato de experiências de sucesso sobre o uso da banda larga em serviços voltados para a infraestrutura das chamadas smart cities, ou cidades inteligentes.

    Pinheiro observou que as cidades inteligentes precisam de cidadãos conectados e também inteligentes, com acesso à tecnologia.

    - Para garantir as cidades inteligentes é preciso dotar os cidadãos de tecnologias. É melhor smart people do que smart city. Os cidadãos inteligentes devem ser providos de acesso às tecnologias e serviços para o cidadão - afirmou.

    Na reunião desta quarta, a delegação também debateu temas relativos à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil, que correspondem a todas as tecnologias utilizadas nos processos informacionais e comunicativos dos cidadãos.

    - O crescimento e a inovação com TIC’s dependem de qualidade e desempenho de rede, além de espectros – mais bandas e melhor uso. A previsão é de uma sociedade com 50 bilhões de conexões até 2020. É uma boa agenda, mas, continuo batendo na tese: foco no smart people e investimentos em P&D, Pesquisa e Desenvolvimento. A capacidade de realizar está associada ao desafio de levar ao cidadão os serviços. Ter banda larga sem conteúdo não resolve, e levar conteúdo sem banda larga é impossível - ressaltou.

    Regulação

    Na terça-feira, o senador participou do painel com o tema “Regulação – política para apoiar uma sociedade cada vez mais móvel”, durante o Programa Ministerial – Cúpula Regional da América Latina, que acontece no Congresso Mundial. Pinheiro defende a criação de uma rede entre o governo, as pessoas e as empresas, denominada “Cidadãos Inteligentes”. “Os principais pilares deste projeto são: serviços ao cidadão; transporte e mobilidade; infraestrutura e ecoenergia; segurança e emergências, além de Saúde e Educação”.

    A conferência, organizada pela GSMA, a associação das principais operadoras de telefonia móvel do mundo, acontece até quinta-feira (5), no recinto de feiras de Gran Vía de Hospitalet, em Barcelona e reúne grandes empresas de telecomunicações e informática.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cidades-inteligentes-precisam-de-cidadaos-conectados-ressalta-walter-pinheiro/171110209

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)