Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão mista sobre política de reajuste do salário mínimo será instalada nesta quinta

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    Com a instalação da comissão mista que analisará o tema, o Congresso Nacional começa a discutir nesta quinta-feira (23) a Medida Provisória 672/15, que estende a atual política de valorização do salário mínimo até 2019.

    Segundo cálculos apresentados pelo governo, essa política, que nasceu a partir de projeto apresentado no Senado por Paulo Paim (PT-RS), já possibilitou aumento real de pelo menos 74%.

    Pela MP, os reajustes entre os anos de 2016 e 2019 continuarão sendo feitos com base na variação do INPC acumulada nos 12 meses anteriores. O índice resultante dessa conta será acrescido, a título de aumento real, do percentual equivalente à taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás. A MP também prevê que os reajustes e aumentos serão estabelecidos pelo Poder Executivo anualmente por meio de decreto, ato privativo da Presidência da República. Já foram apresentadas 114 propostas de emenda ao texto original.
    A Câmara dos Deputados chegou a aprovar, no último mês de março, um projeto estendendo essa política de valorização para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo. Mas o projeto foi retirado de pauta após acordo do governo com líderes da base e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na ocasião, o governo alegou que cada percentual estendido aos aposentados tem um impacto anual de R$ 2 bilhões para a Previdência Social.

    • Publicações54073
    • Seguidores268532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-mista-sobre-politica-de-reajuste-do-salario-minimo-sera-instalada-nesta-quinta/182615609

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)