Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alvaro Dias pede reforma política e mostra propostas do Movimento Acorda Brasil

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    Em discurso nesta quinta-feira (30), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu desculpas ao povo brasileiro pelo fato de o Congresso debater por tanto tempo a necessidade de uma reforma política sem nunca a ter concretizado. O senador apontou uma disputa entre a Câmara dos Deputados e o Senado como um dos entraves para essa conclusão. O Senado, disse ele, enviou nos últimos anos propostas nesse sentido para análise dos deputados que não prosperaram.

    - A solução será aguardar a proposta da Câmara para que o Senado delibere sobre ela. Tenho reivindicado dos dois presidentes, ambos do PMDB, o estabelecimento de um acordo de procedimentos, para que tenhamos a reforma política aprovada ainda este ano, em consonância com o que temos sidos cobrados pelas ruas – declarou.

    Alvaro Dias também responsabilizou o Executivo pela lentidão na aprovação de propostas que modificam o sistema político e eleitoral. Em sua opinião, o outro poder exerce grande influência nas pautas legislativas, e as reformas só ocorrerão quando houver a liderança e a participação efetiva do Planalto, em consonância com o Legislativo.

    O senador fez a leitura de propostas defendidas por representantes do Movimento Acorda Brasil, em visita ao Senado esta semana. Segundo explicou, eles defendem o voto distrital puro; o fim das coligações proporcionais e do quociente eleitoral e da figura do “puxador de votos”; o financiamento misto, com recursos públicos e privados, mas com limites estabelecidos e restrições a quem pode doar; o voto com comprovante impresso depositado em urna, para posterior conferência física, caso haja dúvidas; o monitoramento das eleições por empresas isentas de auditoria; independência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e a aplicação de provas qualificatórias para os candidatos, entre outros pontos.

    Em aparte, o senador Reguffe (PDT-DF) defendeu que se votem as propostas legislativas sobre o tema, mesmo que não haja acordo, para que a sociedade saiba quem são os parlamentares a favor e contra.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações943
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alvaro-dias-pede-reforma-politica-e-mostra-propostas-do-movimento-acorda-brasil/184675749

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Entre tantos pré candidatos que são apenas mais do mesmo, o Senador Alvaro Dias aparece como uma espécie de mediador, no sentido que defende posições que agradam os moderados, que repugnam as candidaturas dos extremistas Lula e Bolsonaro, e não querem o país nesta polarização.
    Seria bom se os parlamentares fichas-limpas, que não estão envolvidos nos escândalos de corrupção, se juntassem a ele, e deixassem claro que nem todos os políticos são iguais. Podemos melhorar o país sem nos encantar com o canto das sereias. continuar lendo