Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão do novo Código Brasileiro de Aeronáutica será instalada nesta terça-feira

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    O Senado vai instalar nesta terça-feira (16) a comissão de especialistas destinada a atualizar o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA – Lei 7.565/1986). A cerimônia está marcada paras 11h, no Salão Nobre do Senado, e deve contar com a presença do presidente Renan Calheiros e do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.

    A sugestão de atualização do código é do senador Vicentinho Alves (SD-TO), que é piloto comercial. Engenheiros, juristas e especialistas do setor aéreo irão compor a comissão, que terá seis meses para apresentar um anteprojeto do novo CBA. Depois, o texto tramitará como projeto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

    Com o surgimento de novas tecnologias e o aumento da demanda de passageiros, o código atual é apontado como defasado. As transformações no setor aéreo brasileiro, como as concessões de aeroportos e a entrada de novas empresas, também são apontadas como fatores que demandam a atualização da lei. Questões como segurança do tráfego aéreo, direitos dos passageiros e expansão dos aeroportos estarão entre os temas abordados pela comissão.

    O especialista em Direito Aeronáutico, Georges Ferreira, membro da comissão, diz que o estudo sobre o novo código tem como objetivo atualizar as normas aplicáveis na relação empresa e cliente, além de tratar do uso do espaço e do tráfego aéreo, de aeroportos e do registro de aeronaves.

    Georges Ferreira destaca ainda que as normas para as concessões das empresas aéreas também deverão ser reformuladas, de modo a garantir mais segurança jurídica ao país, às empresas concessionárias e aos consumidores. Além disso, segundo o especialista, o modelo da prestação dos serviços aéreos públicos – como táxis aéreos, linhas aéreas e aeropublicidade – também será debatido. O estímulo à indústria aeronáutica brasileira será outro ponto priorizado pela comissão. Na visão de Georges Ferreira, é preciso criar mecanismos para que o setor avance no país.

    - Fora a Embraer, que tem alcançado resultados expressivos, as demais empresas ainda permanecem com atividades tímidas diante do potencial que o setor possui nacionalmente – avalia Georges Ferreira.

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações244
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-do-novo-codigo-brasileiro-de-aeronautica-sera-instalada-nesta-terca-feira/198521425

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)