Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Criada comissão para propor reforma do Código de Aeronáutica

Publicado por Senado
há 9 anos

O presidente do Senado, Renan Calheiros, formalizou nesta terça-feira (16) a criação de comissão de especialistas encarregada de elaborar um anteprojeto de reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica, de 1986. Em seguida, a comissão já realizou sua primeira reunião, para a instalação oficial. O grupo será presidido pelo professor e aviador Georges Moura e terá como relatora a professora Maria Helena Fonseca. O especialista da Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac) Dorieldo Luiz dos Prazeres será o vice-presidente.

- O texto [Código Brasileiro de Aeronáutica] precisa ser atualizado para refletir as grandes transformações da aviação civil nos últimos 26 anos - resumiu Renan Calheiros.

Composta por 17 integrantes, a comissão, criada por sugestão do senador Vicentinho Alves (PR-TO), terá 180 dias para apresentar um anteprojeto. Depois, o texto tramitará no Senado como projeto de lei.

O presidente do Senado lembrou que o código define competências dos órgãos que atuam no setor; o uso do espaço e o tráfego aéreo; regras e funcionamento de aeroportos e registro de aeronaves; e responsabilidades dos operadores e proprietários.

- O transporte aéreo no Brasil cresceu muito nas últimas décadas, com o aumento do poder aquisitivo da população e o surgimento de novas companhias. O incremento no número de passageiros sofreu um aumento de 40%. Com cerca de 2.500 aeroportos, entre os de grande e os de mínimo porte, o país está entre aqueles de maior tráfego aéreo, devido, sobretudo, à nossa dimensão continental e à carência de ferrovias e à precariedade das rodovias - afirmou Renan.

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, agradeceu ao presidente do Senado pela iniciativa.

- Estamos vivendo a civilização do conhecimento, com aeronaves e aeroportos com dispositivos totalmente diferentes daqueles que orientaram a concepção deste nosso código. Temos companhias aéreas com práticas absolutamente diferenciadas, em decorrência das transformações do mercado e da sociedade, portanto, nada mais justo que tenhamos um novo Código Brasileiro de Aeronáutica - disse o ministro.

O senador Vicentinho Alves já foi anunciado como relator do futuro projeto de lei. Aviador, ele presidiu a Subcomissão Temporária sobre Aviação Civil, que funcionou no âmbito da Comissão de Infraestrutura do Senado em 2012.

- A principal recomendação dos trabalhos da Subcomissão de Aviação Civil no Senado se cristaliza neste momento com a criação e a instalação da comissão que formulará o anteprojeto para reforma e modernização do nosso CBA - disse.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado)

  • Publicações54073
  • Seguidores268531
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações48
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criada-comissao-para-propor-reforma-do-codigo-de-aeronautica/199056178

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)