Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão para propor reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica reúne-se nesta segunda

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    A comissão de especialistas que em seis meses deverá apresentar uma proposta para modernizar o Código Brasileiro de Aeronáutica tem reunião marcada para esta segunda-feira (22), a partir de 13h. O encontro é para examinar as regras de trabalho do grupo presidido pelo professor de Direito Aeronáutico e aviador Georges de Moura Ferreira.

    O código atual é de 1986 (Lei 7.565/1986). No primeiro artigo, estabelece que o direito aeronáutico brasileiro é regulamentado por aquela legislação, além de tratados, convenções e atos internacionais admitidos pelo país.

    Na instalação da comissão, no dia 15 de junho, Ferreira afirmou que a lei atual precisa ser atualizada, uma vez que é anterior à Constituição de 1988, bem como ao Código de Defesa do Consumidor e à Lei de Licitações. Segundo ele, o passageiro deve ser tratado como cliente, não sendo mais possível considerá-lo como usuário. Além disso, o professor defendeu uma melhor definição dos serviços aéreos pela norma a ser elaborada.

    O regulamento interno do grupo prevê, entre outros pontos, a submissão à consulta pública da proposta a ser apresentada posteriormente aos senadores, de forma a permitir que interessados no tema apresentem sugestões e críticas.

    A comissão é formada por 17 especialistas, entre profissionais do setor aéreo, engenheiros, advogados, membros de órgãos de regulação e militares. A proposta de atualização do código foi apresentada pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO).

    • Publicações54073
    • Seguidores268531
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-para-propor-reforma-do-codigo-brasileiro-de-aeronautica-reune-se-nesta-segunda/200157905

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)