Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PSOL pede mudanças em regras para debate no projeto de reforma política da Câmara

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    Parlamentares do PSOL pediram nesta quarta-feira (12) ao presidente do Senado, Renan Calheiros, e ao relator da Comissão da Reforma Política, Romero Jucá (PMDB-RR) mudanças no PLC 75/2015, já aprovado pela Câmara e que altera normas partidárias, eleitorais e políticas. A proposta está em análise na comissão. A intenção do PSOL é tirar do texto trechos sobre debates nas campanhas.

    A proposta originada na Câmara estabelece que as emissoras de rádio de televisão podem fazer debates nas eleições majoritárias e proporcionais, sendo assegurada a participação de candidatos cujos partidos têm bancada de pelo menos nove deputados federais. Além disso, as regras dos embates devem ser aprovadas por dois terços dos candidatos.

    O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) avalia que, como está, a proposta cassa a voz de representantes de partidos menores, como o próprio PSOL, o PV e o PCdoB, mas que têm tradição política e coerência ideológica. Para ele, pode ser o retorno da “Lei Falcão”.

    — Ao mesmo ponto em que compreendemos e achamos ser preciso organizar o sistema partidário e político brasileiro, com o fim das siglas de aluguel e do vale-tudo, é preciso preservar a renovação da política. O nosso partido representa isso — defendeu Randolfe.

    A Lei Falcão foi editada em 1976 durante o governo de Ernesto Geisel e estabelecia limites para a propaganda eleitoral. Aos candidatos só era permitido mencionar o partido, o currículo e o número de registro.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/psol-pede-mudancas-em-regras-para-debate-no-projeto-de-reforma-politica-da-camara/218784863

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)