Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Esclerose Lateral Amiotrófica é debatida na Comissão de Educação

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    O dia 21 de junho poderá se tornar oficialmente o Dia Nacional de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica. Essa é a proposta apresentada pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Romário (PSB-RJ), em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14), atendendo ao pedido feito pelas associações que defendem as pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).O objetivo é aumentar a conscientização sobre a doença na sociedade, especialmente entre gestores públicos e médicos, e fazer valer direitos dos afetados garantidos em lei.

    O presidente do Movimento de Defesa dos Direitos da Pessoa com ELA, Jorge Melo, disse que os peritos não têm capacidade para reconhecer a doença nos portadores. Em alguns casos, os doentes chegam a não obter o direito ao auxílio-doença. Ele relatou que os peritos enviam os pacientes para reabilitação, sendo que a doença é degenerativa, incurável.

    O representante do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, disse que o Brasil é o segundo país no mundo a instituir uma política pública voltada para pacientes com doenças raras. Ele ressaltou a responsabilidade de gestores locais no momento de buscar financiamento e atendimento ao paciente com ELA.

    A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença progressiva neuromuscular que se caracteriza pela lesão degenerativa dos neurônios motores. A perda desses neurônios afeta a mobilidade de pernas e braços, deixando o portador tetraplégico. Os músculos responsáveis pela respiração, fala e deglutição são igualmente afetados, dificultando muito a possibilidade de comer e de respirar.

    A doença ficou conhecida por acometer o físico britânico Stephen Hawking, uma das mentes mais brilhantes da atualidade e autor do livro Uma Breve História do Tempo. A doença também foi alvo de uma campanha de arrecadação de fundos para pesquisas. A campanha chamada “desafio do balde de gelo” obteve a adesão de empresários, atletas, cientistas e celebridades, se tornando viral na internet.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esclerose-lateral-amiotrofica-e-debatida-na-comissao-de-educacao/242716246

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)