Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Livro "Arquivo S: O Senado na História do Brasil" será lançado nesta terça

    Publicado por Senado
    há 8 anos

    Será lançado nesta terça-feira (10) o livro “Arquivo S: O Senado na História do Brasil”, coletânea de 12 reportagens publicadas no Jornal do Senado sobre a participação dos senadores nos grandes momentos da história do país. Todas as matérias foram produzidas a partir de documentos históricos e raros sob a guarda do Arquivo do Senado. De acordo com o diretor-adjunto da Secretaria Agência e Jornal do Senado, Flávio Faria, os temas abordados mantêm uma relação com temas debatidos na atualidade.

    — Os assuntos tratados nos livros surgem a partir de uma pauta definida em conjunto. Depois disso, uma pesquisa no arquivo é feita. Em geral são efemérides, em que o Senado participou ativamente do processo. Além da pesquisa no arquivo, existem falas de historiadores, estudiosos e consultores — afirma Flávio Faria.

    O livro surgiu da ideia de reunir em um só volume os textos publicados no jornal a partir de maio de 2014 e pode ser utilizado como fonte de informação sobre o Senado na história do país. Os fatos são narrados a partir dos pronunciamentos e projetos de lei dos senadores da época, por isso seu conteúdo exclusivo. “Arquivo S”, seção mensal do jornal, é o resultado de uma pareceria com o arquivo. O jornalista Ricardo Westin produziu as reportagens.

    No livro, os textos respeitam a cronologia dos acontecimentos retratados, fazendo recortes históricos que começam no Brasil Império e culminam na Nova República. Entre outros temas, estão a Guerra do Paraguai, a primeira eleição presidencial direta, a Primeira Guerra Mundial, a fundação da Petrobras e o primeiro título do Brasil na Copa do Mundo.

    Autor do prefácio, o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney ressalta que “a história do Brasil passa, há quase dois séculos, pelo Senado”, que, diz, exerceu importante papel na construção da unidade nacional. “Arquivo S: O Senado na história do Brasil” é uma contribuição importante ao acesso da população à matéria armazenada em nossos arquivos e à participação do Senado Federal nos principais momentos da formação de nosso país”, afirma Sarney.

    O livro será lançado às 18h30 na Biblioteca do Senado.

    • Publicações54073
    • Seguidores268531
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livro-arquivo-s-o-senado-na-historia-do-brasil-sera-lancado-nesta-terca/253490733

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)