Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Arquivo S relata a atuação do Senado nos grandes momentos da história do Brasil

    Publicado por Senado
    há 8 anos

    Pesquisadores, estudantes ou qualquer cidadão interessado em conhecer mais sobre a atuação do Senado acabam de ganhar um novo instrumento para viajar pelos mais importantes acontecimentos do país: o “Arquivo S – O Senado na História do Brasil”. O livro, que reúne uma série de reportagens publicadas no Jornal do Senado, foi lançado nesta terça-feira (10), em solenidade que contou com a presença do autor do prefácio, o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney.

    Ele destacou a contribuição do Senado para a história brasileira por meio dos livros, ressaltando o sucesso da aliança entre jornalistas e historiadores, ao se referir ao estilo do livro, que reúne jornalismo e história.

    — Fomos feitos através da construção de instituições que nasceram na Câmara e no Senado — afirma Sarney no prefácio, ressaltando o protagonismo do Senado na história do Brasil.

    Também estiveram no lançamento os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Vicentinho Alves (PR-TO) e Ana Amélia (PP-RS), além dos ex-senadores Albano Franco e Leomar Quintanilha.

    Segundo o autor das reportagens, jornalista Ricardo Westin, o Arquivo S é um trabalho multimídia realizado em parceria com a Secretaria de Arquivo do Senado e disponibilizado também nos demais veículos de Comunicação da Casa, a exemplo do Portal de Notícias, TV Senado, Rádio Senado e redes sociais.

    — Esse trabalho é importante para compreendermos a história do Brasil, o papel do Senado nessa história e, principalmente, para que entendamos melhor o nosso presente, lembrando que a jornada não foi curta — disse Westin.

    Para a diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Virginia Malheiros Galvez, graças ao trabalho conjunto, o Arquivo S permite que os veículos de Comunicação Social levem ao cidadão não apenas a informação do que acontece hoje, mas a atuação dos senadores em momentos importantes da nação.

    — É com muito orgulho que a Secom consegue expor e divulgar o Senado Federal na perspectiva histórica. Temos nos dedicado com muito afinco para mostrar a seriedade com que os senadores têm trabalhado pelo Brasil —afirmou.

    Já a diretora-geral da Casa, Ilana Trombka, ressaltou que o Arquivo S é uma obra diferenciada “porque olha os fatos históricos sob uma ótica distinta”, a do Senado.

    O coordenador do Arquivo, Wênis de Almeida Batista, ressaltou que o Senado tem a missão de dar acesso, a um número cada vez maior de cidadãos, aos documentos históricos sob a guarda da Casa.

    Cada episódio do livro é um recorte histórico que começa no Brasil Império e culmina na Nova República. Entre outros temas, estão a Guerra do Paraguai, a primeira eleição presidencial direta, a Primeira Guerra Mundial, a fundação da Petrobras e o primeiro título do Brasil na Copa do Mundo. Clique aqui para ter acesso à publicação.

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arquivo-s-relata-a-atuacao-do-senado-nos-grandes-momentos-da-historia-do-brasil/254205792

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)