Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Renan Calheiros defende reforma política para eleições de 2018

    Publicado por Senado
    há 8 anos

    A agilidade na reforma política será a pauta da reunião, nesta quinta-feira (30), entre o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes. Renan defende a limitação do número de partidos e a proibição de coligação proporcional. Para tanto, ele espera também o compromisso da Câmara dos Deputados.

    – Eu acho que esse compromisso com a reforma política tem que ser o compromisso fundamental com os candidatos. Para que nós votemos logo, quem sabe até o dia 13 [de julho], a reforma política para as eleições de 2018 – disse.

    Cláusula de barreira

    Outra proposta de Renan Calheiros é a revisão da cláusula de barreira pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir um limite na criação de novos partidos. A cláusula impede ou restringe o funcionamento parlamentar ao partido que não alcançar determinado percentual de votos.

    O dispositivo foi aprovado pelo Congresso em 1995 para ter validade nas eleições de 2006, mas foi considerado inconstitucional pela unanimidade dos ministros do STF, sob o argumento de que prejudicaria os pequenos partidos.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268530
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/renan-calheiros-defende-reforma-politica-para-eleicoes-de-2018/355931559

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)