Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Raimundo Lira confirma leitura de relatório sobre impeachment em 2 de agosto

    Publicado por Senado
    há 8 anos

    O presidente da Comissão Especial do Impeachment, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), deu por encerrada a etapa de produção de provas e confirmou que o colegiado só voltará a se reunir no dia 2 de agosto, a partir de meio-dia, para ouvir a leitura do relatório de Antonio Anastasia (PSDB-MG). A informação foi transmitida nesta quarta-feira (6) antes da apresentação da defesa escrita de Dilma Rousseff por José Eduardo Cardozo.

    Os trabalhos foram abertos com desentendimentos entre os senadores, depois que Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) afirmou que novamente o direito de ampla defesa está sendo garantido à presidente, visto que "o momento de se ouvir o réu é insubstituível".

    - Não há previsão processual legal de o advogado ler uma carta do réu no momento do testemunho. Não existe precedente. Ela não comparece por razão simples: não poderia responder uma série de perguntas. Não veio porque não teve condições de vir, portanto, é sim um gesto de benevolência para com a defesa - afirmou.

    Os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) protestaram. Lindbergh afirmou que o julgamento do impeachment é um "jogo de cartas marcadas", com prevalência de questões políticas.

    - Eu fui um dos que aconselharam a ela não vir. Essa é uma posição pública que tenho que expressar. As pessoas têm que saber por que ela não veio. Aqui não estão sendo discutidos critérios jurídicos, só políticos. Para nós, é jogo de carta marcada. Para que trazê-la aqui? Qual voto ela ganharia? - indagou.

    O advogado José Eduardo Cardozo lembrou que Dilma Rousseff apenas está usando uma faculdade legal que não está prevista no Código de Processo Penal, mas no artigo 25 da Lei 1.079/1950.

    - A presidente pode comparecer pessoalmente ou por seu advogado aos atos do processo. Cabe portanto a ela definir o que julga adequado em cada momento - explicou.

    Ainda segundo Cardozo, não se trata da leitura de uma carta, mas de um "depoimento por escrito com considerações pertinentes de natureza jurídica e política".

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/raimundo-lira-confirma-leitura-de-relatorio-sobre-impeachment-em-2-de-agosto/358198578

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)