Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em pauta na CCJ, projeto dá fim a conflito de competência na fiscalização de trânsito

    Publicado por Senado
    há 8 anos

    A fiscalização de trânsito poderá ficar menos burocrática e mais eficaz. É o que pretende o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que apresentou um projeto (PLS 335/2016) para acabar com o conflito de competência entre os órgãos que atuam na fiscalização de trânsito no âmbito estadual. O projeto aguarda a apresentação de emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

    De acordo com o senador, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/1997) determina que a fiscalização do trânsito é de competência dos órgãos rodoviários — os Departamentos de Estradas de Rodagem (DERs) ou equivalentes. Outro artigo da mesma lei, porém, delega essa competência para os órgãos executivos de trânsito dos estados, como os Detrans. O projeto de Flexa permite que os DERs possam delegar competências como fiscalização, aplicação de multas e arrecadação para os Detrans. Com a possibilidade de delegação, o projeto pretende que não haja dois órgãos estaduais realizando a mesma atividade na circunscrição.

    Na visão de Flexa, as vantagens da proposta são evidentes. Em vez de diluírem os esforços de fiscalização em duas entidades distintas, os governos poderão concentrá-las em apenas um órgão, que poderá se valer de mais recursos para melhor desempenhar seus deveres. O autor lembra que muitos dos acidentes mais graves das rodovias estaduais decorrem da falta de capacidade de fiscalização do trânsito. Ele ainda cita que seu estado, o Pará, já trabalha de forma positiva com esse tipo de delegação desde o ano 2000.

    Flexa faz questão de registrar que sua proposta não pretende suprimir a existência dos DERs, que continuam com suas demais competências asseguradas no texto do Código de Trânsito, nem pretende obrigar os estados que já se encontrem estruturados a realizar quaisquer mudanças. Ele explica que seu projeto apenas faculta aos governadores adotarem o caminho da unificação do papel fiscalizatório dos Detrans, como forma de tornar a ação do estado mais eficaz.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-pauta-na-ccj-projeto-da-fim-a-conflito-de-competencia-na-fiscalizacao-de-transito/382855083

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)