Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Senado inaugura uso de senha biométrica para marcação de presença

Publicado por Senado
há 8 anos

A impressão digital dos senadores passou a substituir a senha numérica para marcar presença em reuniões de comissões e nas sessões em Plenário, assim como para as votações na Casa. A novidade teve início nesta segunda-feira (19), como anunciou o presidente Renan Calheiros.

- A partir de agora, se o senador desejar, ele pode registrar sua presença tanto aqui, no Plenário, quanto nas comissões. Significa que nós estamos avançando, sem dúvida nenhuma - afirmou.

Com a mudança, os senadores não precisam mais digitar uma sequência de sete números – formada por um código público (com três dígitos) e sua senha pessoal (com quatro dígitos). Basta teclar o código público e registrar a impressão digital para que possam ser identificados.

O padrão adotado pelo Senado é o mesmo utilizado na Câmara dos Deputados. Segundo um dos responsáveis pela implantação do sistema no Senado, Sérgio Bonifácio, da Coordenação do Sistema de Votações Eletrônicas (Cosve), a ideia é de que, no futuro, as duas Casas compartilhem os cadastros dos parlamentares.

- As mudanças na autenticação em termo de segurança são um pulo gigantesco. A senha numérica não trazia a mesma segurança, já a biometria é um grande ganho na segurança - afirmou Sérgio.

Outra novidade é que ao autenticarem sua presença em comissões, os senadores terão a presença registrada automaticamente no painel do Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

  • Publicações54073
  • Seguidores268534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações55
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-inaugura-uso-de-senha-biometrica-para-marcacao-de-presenca/385739884

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)