Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lídice da Mata diz que PEC dos gastos é 'desmonte do Estado de bem-estar social'

    Publicado por Senado
    há 7 anos

    Ao discursar no Plenário nesta quarta-feira (19), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) criticou a Proposta de Emenda à Constituição 241/2016, conhecida como PEC dos gastos públicos. A PEC congela as despesas do governo federal, com cifras corrigidas pela inflação, por 20 anos. Na visão da senadora, o Brasil parece viver o avesso de uma visão que buscava um país justo e igualitário. Ela argumentou que a Constituição de 1988 é otimista, buscando a construção de um estado de bem-estar social, com proteção aos mais pobres.

    - Não há mais projeto nacional e não há mais pacto. O ódio parece aflorar sem freios, destruindo toda a utopia – lamentou.

    A senadora criticou a condução do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a cobertura política da imprensa e as medidas do governo de Michel Temer. Na opinião de Lídice da Mata, os cortes orçamentários revelam um monetarismo vazio e um programa liberal, que deveria contar com a reprovação popular. Ela disse que a PEC 241 não trata de um ajuste fiscal, mas é o desmonte do Estado de bem-estar social, previsto na Constituição.

    Para a senadora, se a PEC for aprovada, os próximos cinco governos não terão a liberdade de atender os anseios do povo. A PEC, afirmou, vai na verdade contribuir para a falta de crescimento, a queda de arrecadação e o pagamento de juros. Segundo a senadora, para o Brasil crescer, são necessárias medidas como uma ampla reforma tributária, o fim de desonerações para empresários, o combate de sonegação fiscal e a retomada de um programa de investimentos públicos.

    - Assim, será possível construir um país mais justo, solidário e democrático – declarou Lídice da Mata.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lidice-da-mata-diz-que-pec-dos-gastos-e-desmonte-do-estado-de-bem-estar-social/396390279

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)