Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovação de Alexandre de Moraes para o STF foi o destaque da semana

    Publicado por Senado
    há 7 anos

    Veja aqui os fatos que marcaram a semana no Senado.

    Alexandre de Moraes

    O Senado aprovou na quarta-feira (22) o nome do ex-ministro da Justiça Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente da República, Michel Temer, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em votação secreta, foram 55 votos favoráveis e 13 contrários. Outros 13 senadores não votaram. Moraes passará a ocupar a vaga aberta com o falecimento do ministro Teori Zavascki. Alexandre de Moraes foi sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na terça-feira (21), por quase 12 horas. Na sabatina, respondeu a questionamentos sobre polêmicas de sua biografia e de seu currículo e externou suas opiniões sobre temas como reforma do sistema Judiciário, segurança pública, combate à corrupção e continuidade da operação Lava Jato. Ele foi aprovado na CCJ por 19 votos a 7. O Senado recebeu mais de 1.600 comentários e perguntas de cidadãos, por meio do Portal e-Cidadania, para a sabatina. A posse no STF está marcada para 22 de março.

    Repatriação de recursos

    O Plenário deve votar em 8 de março o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto (PLS) 405/2016, que reabre por 120 dias o prazo para brasileiros com recursos não-declarados no exterior regularizarem a situação, por meio de pagamento de multa e imposto. De acordo com a versão aprovada pelos deputados, parentes de políticos não poderão se beneficiar da regularização tributária. Uma parcela do dinheiro arrecadado será destinada a estados e municípios. A proposta tramita em regime de urgência.

    Desburocratização

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57/2016 , a PEC da Desburocratização, poderá ser votada pelo Plenário na primeira semana após o Carnaval. O texto reduz obrigações fiscais e tributárias para municípios menores, incentiva tratamento simplificado para micro e pequenas empresas e prevê a elaboração de um Estatuto do Contribuinte. A PEC já passou pela quinta e última sessão de discussão, em primeiro turno, e poderá ser incluída na ordem do dia da próxima sessão deliberativa.

    Mais desburocratização

    Outra proposta que deve ser votada em breve é a PEC 61/2015, que reduz a burocracia para o repasse de verbas de emendas parlamentares a prefeituras e governos estaduais. A PEC permite que emendas parlamentares ao Orçamento da União sejam destinadas diretamente aos Fundos de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE). O texto já passou por três das cinco sessões de discussão em primeiro turno.

    Rádios comunitárias

    Tanto as rádios que não renovaram suas concessões dentro do prazo, quanto as que ainda não deram entrada ao processo terão um período adicional de 60 dias para regularização. É o que estabelece a Medida Provisória (MPV) 747/2016, aprovada na terça-feira (21) na comissão mista. O relatório ainda será votado pelos Plenários da Câmara e do Senado. Atualmente, as concessões de radiodifusão têm a duração de dez anos para rádios e 15 anos para TVs. Outorgas e renovações são decididas pelo Executivo, e depois votadas pelo Congresso.

    Eunício de Oliveira

    O presidente do Senado, Eunício Oliveira, passou por uma cirurgia para a retirada de vesícula na quinta-feira e se recupera bem, de acordo com nota emitida pela Presidência do Senado.

    Visitação ao Congresso

    A visitação gratuita ao Congresso Nacional seguirá normalmente durante o feriado de Carnaval. Os grupos saem a cada meia hora, entre 9h e 17h30, e percorrem os principais espaços do Parlamento e os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O tour dura cerca de uma hora, e a entrada será pela rampa do Salão Negro. Na quarta-feira de cinzas (1º de março), a visita acontece somente à tarde, de 13h30 às 17h30. Informações e a visita virtual podem ser acessadas aqui.

    Agência Senado

    Os acessos de internautas ao Portal de Notícias Agência Senado aumentaram 149,5% nos últimos dois anos, de acordo com os dados do Google Analytics. De um volume de 10.599.870 de visualizações de páginas em 2014, os registros subiram para 26.448.469 em 2016. Já o número de usuários que efetuaram essas visitas atingiu 10.451.932, ante 4.451.310 em 2014 — aumento de 134,8%.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovacao-de-alexandre-de-moraes-para-o-stf-foi-o-destaque-da-semana/433405084

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)