Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Criança com deficiência poderá ter cota de brinquedos em shoppings

Publicado por Senado
há 7 anos

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) pode analisar nesta quarta-feira (26), em caráter terminativo, o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado 382/2011, que obriga centros de compra (shopping centers) a destinar pelo menos 5% dos brinquedos e equipamentos de suas áreas de lazer a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. A reunião será às 11h, na sala 2 da ala Nilo Coelho.

O texto original determinava a instalação de brinquedos adaptados a crianças com deficiência ou mobilidade reduzida nas áreas de lazer dos centros de compras. Para isso, previa a edição de uma nova lei. Contudo, substitutivo aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em fevereiro de 2016 inclui a obrigatoriedade na Lei de Acessibilidade (Lei 10.098/2000), que já prevê a destinação, em parques de diversões públicos e privados, de 5% dos brinquedos e equipamentos ao uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A relatora da matéria na CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI), manteve a redação aprovada na CAE. O texto final, portanto, em vez de criar uma nova norma específica, apenas inclui na lei em vigor a determinação para que os centros de compras também cumpram esse percentual. O projeto foi apresentado pelo então senador Vital do Rego, hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Cães de assistência

Ainda em caráter terminativo, a CDH deverá examinar o PLS 411/2015, o qual altera a lei que garante às pessoas com deficiência o direito de se fazer acompanhar de cão-guia em veículos e estabelecimentos de uso coletivo. O texto estende esse direito às pessoas não somente cegas ou de baixa visão, mas que se utilizam "cão-ouvinte" ou outros cães de serviço. Para isso, propõe-se o uso do termo "cão de assistência".

O projeto, portanto, estende a todas as pessoas com deficiência o mesmo direito já assegurado pela Lei 11.126/2005 aos que têm deficiência visual, de ingressar e permanecer com o animal em veículos e estabelecimentos públicos ou privados de uso coletivo. O voto da relatora, senadora Regina Sousa, é pela aprovação do PLS 411/2015, do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Entre os cães de assistência, Ciro Nogueira enumera cães ouvintes, que alertam pessoas com deficiência auditiva sobre buzinas e sinais sonoros; cães de alerta, cujos sentidos aguçados percebem quando alguém pode ter uma crise diabética, alérgica ou epilética; cães para autistas, que podem servir também para pessoas com outras deficiências intelectuais, e ajudam a confortar o usuário durante eventuais crises; e cães para cadeirantes, que abrem e fecham portas, pegam objetos pouco acessíveis ou caídos no chão e apertam botões de elevadores.

Desaparecidos

A CDH deve examinar ainda, também em caráter terminativo, o PLS 667/2011, que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, como forma de ampliar as ferramentas de busca do Ministério da Justiça. O relatório do senador Magno Malta (PR-ES) é pela aprovação da proposta.

A atual ferramenta, o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, já contribuiu para a localização de aproximadamente 700 crianças, mas o desaparecimento de adultos continua sendo um problema, avalia na justificativa da proposta o autor do projeto, Vital do Rego.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

  • Publicações54073
  • Seguidores268534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações61
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crianca-com-deficiencia-podera-ter-cota-de-brinquedos-em-shoppings/451436856

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)