Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jovem senadora vence Olimpíada Brasiliense de Neurociências

    Publicado por Senado
    há 7 anos

    A segunda colocada geral no projeto Jovem Senador 2016, Isabelle da Silva dos Santos, venceu a 2ª Olimpíada Brasiliense de Neurociências no último dia 15. Agora, a jovem de 16 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Militar Dom Pedro II, disputará a etapa nacional da competição, que selecionará um estudante para representar o Brasil na International Brain Bee World Championship 2017 (IBBWC), que acontecerá em agosto em Washington, Estados Unidos.

    A Olimpíada de Neurociências tem três fases: uma regional, outra nacional e a internacional. A primeira, vencida por Isabelle, foi uma prova de 50 questões, que avaliaram conhecimentos em neuroanatomia e neurociências clínicas, entre outros assuntos da área. Os três primeiros colocados nessa fase têm a chance de competir na olimpíada nacional.

    — As provas das fases regionais podem variar de acordo com os recursos disponíveis e os critérios de organização de cada comitê local. Contudo, existe um nivelamento no grau de dificuldade para equiparar as provas. Eles também não informam o valor das questões, apenas lançam as notas finais — conta Isabelle.

    O próximo passo é ir a São Fidélis (RJ) para a 5ª edição da Competição Nacional de Neurociências, que acontecerá nos dias 6 e 7 de maio. No entanto, ela já sonha em participar da International Brain Bee World Championship 2017.

    — Seria extraordinário ter a chance de participar da International Brain Bee. Mas, desde que decidi participar dessa olimpíada, mantive em mente uma noção diferente sobre ganhar. Eu quero tirar o melhor que eu puder, de cada parte dessa experiência. Acho que, independentemente do resultado, tudo o que a gente vive é bom e importante, porque faz a gente crescer — revela.

    Carreira

    Isabelle conta que é fascinada por ciências em geral, desde a infância, mas tem dúvidas sobre qual carreira seguir — se medicina ou relações internacionais. Ela diz que essa indecisão, entre duas áreas tão distintas, surgiu após ser jovem senadora. Essa experiência teria evidenciado como a política pode ser usada para mudar o mundo.

    — A existência do Jovem Senador por si só já mostra que novas portas estão se abrindo para a construção de uma sociedade alicerçada em diálogos e que a próxima geração, que deve escrever o futuro do país, terá apoio nessa jornada. Vivenciar o processo legislativo foi transformador.

    Neste ano, dois jovens senadores de 2016 conseguiram vaga em universidades norte-americanas: Leonardo Brito, de Rondônia, foi aprovado para estudar em Harvard, no estado de Massachusetts; e Ruan Magalhães, do Pará, no Dartmouth College, em New Hampshire.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268535
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jovem-senadora-vence-olimpiada-brasiliense-de-neurociencias/451672709

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)