Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

PEC proíbe edições de MPs que alterem bases da educação nacional

Publicado por Senado
há 7 anos

Começou a tramitar no Senado proposta de emenda à Constituição (PEC 19/2017) que proíbe a edição de medidas provisórias que alterem bases da educação nacional. A iniciativa é da senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Medidas provisórias são instrumentos, com força de lei imediata, editados pelo presidente da República em casos considerados de urgência, e que dependem de aprovação do Congresso Nacional para valer definitivamente. O prazo de vigência é de sessenta dias, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

A Constituição veda a edição de MPs para tratar de alguns assuntos, como direito político e eleitoral, cidadania, organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, entre outros. A PEC 19/2017 estabelece que também seja proibida a edição de medidas provisórias para mudar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB. Fátima Bezerra explica que essas alterações exigem uma discussão cuidadosa.

- Temas estratégicos, como é uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, trata-se da nossa carta constitucional, que orienta, que organiza os rumos da educação brasileira. Por isso, é necessário que os instrumentos do ponto de vista legislativo a serem utilizados quando necessário permitam um amplo e plural debate - argumentou.

Fátima Bezerra citou como exemplo a medida provisória que implementou a Reforma do Ensino Médio, sancionada em fevereiro deste ano, e que, para ela, não contou com o tempo adequado para discussões com a sociedade em geral. O senador José Medeiros (PSD-MT), que também assinou a PEC, afirma que no caso da reforma a discussão era antiga e a aprovação necessária, mas ele também acredita na necessidade de alterar a Constituição para novas situações.

- Eu tenho, num primeiro momento, a impressão de que mexer nas bases da educação, em todo o arcabouço, deve sim ser amplamente debatido e, por medida provisória, realmente acaba precarizando esse debate - declarou.

A proposta de Fátima Bezerra está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aguarda a designação de um relator.

Da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

  • Publicações54073
  • Seguidores268534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pec-proibe-edicoes-de-mps-que-alterem-bases-da-educacao-nacional/462923119

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)