Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Roberto Requião compara ações da Lava Jato com as do Santo Ofício da Igreja

    Publicado por Senado
    há 7 anos

    O senador Roberto Requião (PMDB-PR) denunciou a importação de teorias jurídicas com o objetivo, segundo ele, de gerar condenações em denúncias de corrupção. Citando exemplos, ele chamou de “esdruxularia” a teoria do domínio do fato, aplicada no julgamento do mensalão do PT, e afirmou que a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, usou a teoria da abdução das provas para valorizar “provas indiciárias”.

    Roberto Requião mencionou estudo sobre a distorção dessas teorias por parte de promotores e juízes brasileiros, que, em seu entendimento, usam “jeitinho para ajustar o círculo ao quadrado”.

    O senador citou passagens do Martelo das Feiticeiras, manual publicado em 1487 que orientava os juízes do Tribunal do Santo Ofício, comparando o processo judiciário daquele tempo com as práticas da Operação Lava Jato da atualidade.

    - Foi esse compêndio que instruiu e guiou a Igreja no combate, perseguição, tortura e morte de milhares de homens e mulheres - estas, principalmente, acusadas de bruxaria e de heresia - e que hoje instrui e direciona as ações de juízes e promotores auto investidos de anjos vingadores, da santa espada de fogo do Senhor - afirmou Requião.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/roberto-requiao-compara-acoes-da-lava-jato-com-as-do-santo-oficio-da-igreja/473177941

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)