Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Política Nacional de Segurança de Barragens será avaliada pela CDR

    Publicado por Senado
    há 6 anos

    A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) vai avaliar este ano a Política Nacional de Segurança de Barragens. O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (25) em reunião deliberativa.

    No requerimento, o senador Elmano Férrer (PMDB-PI) destaca relatório de 2016 da Agência Nacional de Águas (ANA), referente à segurança de barragens. De acordo com o documento, foram analisadas 3.691 barragens na Categoria de Risco e 4.159 quanto ao Dano Potencial Associado. Ao todo, 695 barragens foram classificadas simultaneamente como Categoria de Risco e Dano Potencial Associado altos. Os fiscalizadores listaram 25 barragens que, na visão deles, mais preocupam por possuírem algum comprometimento importante que impacta a sua segurança.

    No entanto, diz o senador, do total de 22.920 barragens identificadas, 18.761 ainda não foram classificadas. Além disso, apenas 12.580 (55%) estão regularizadas e possuem algum tipo de ato de autorização, como outorga, concessão, autorização, licença, entre outros.

    "Essa grave situação das barragens no nosso País nos leva a apresentar a presente sugestão para ser avaliada por essa comissão", afirmou no pedido para análise dessa política pública.

    A senadora Regina Sousa (PT-PI), que subscreveu o requerimento, relatou que em seu estado existem problemas relacionados a barragens.

    - Nós tivemos um problema com uma barragem que desalojou muita gente. O governo teve que tirar as pessoas de suas casas por medo da barragem romper. Houve muita chuva este ano e como as construções são antigas, a preocupação é de que se tenha a obrigatoriedade de revisões periódicas nessas barragens – explicou.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/politica-nacional-de-seguranca-de-barragens-sera-avaliada-pela-cdr/570776751

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)