Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Direitos e garantias fundamentais podem passar a ser estudados na educação básica

    Publicado por Senado
    há 6 anos

    Os currículos da educação básica podem passar a incluir, como tema transversal, os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição. É o que prevê projeto (PLS 360/2018), apresentado na última quarta-feira. O texto será analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em decisão terminativa. Isso significa que não precisará passar pelo Plenário, a menos que seja apresentado recurso com essa finalidade.

    Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional - LDB prevê conteúdos obrigatórios na educação básica, que vai desde a educação infantil até o ensino médio. Entre eles, estão língua portuguesa, matemática e artes, por exemplo. O texto também prevê a inclusão de projetos e pesquisas sobre temas transversais, como os direitos humanos e a prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente.

    Para o senador Magno Malta (PR-ES), autor do projeto, apesar de completar 30 anos em 2018, a Constituição ainda tem o conteúdo ignorado por grande parte dos brasileiros, que não conhecem parte dos seus direitos. “São muitos os que vivenciam experiências deprimentes e indignas, em que seus direitos e garantias são desrespeitados sem que disso se deem conta – ou pelo menos não sabem a quem recorrer para sanar tais situações”, explicou na justificativa.

    Para Malta, a falta de conhecimento sobre o texto gera dificuldades para que o conteúdo da Constituição seja aplicado. O projeto, segundo o senador, pode colocar os brasileiros, desde a escola, em contato com os direitos e garantias fundamentais, criando ferramentas para que os cidadãos possam exigir o cumprimento do texto.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268531
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direitos-e-garantias-fundamentais-podem-passar-a-ser-estudados-na-educacao-basica/611267172

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)