Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estado deve diminuir e priorizar saúde, educação e saneamento, diz Delfim

    Publicado por Senado
    há 6 anos

    Há 30 anos, na noite do dia 5 de outubro de 1988, a Constituição brasileira foi promulgada e entrou em vigor. Para o economista e deputado constituinte Delfim Netto, a Constituição é um caso quase milagroso, em que o caos produziu a ordem. Ele defende uma redução no texto em que os direitos e os princípios sejam mantidos e questões econômicas como o sistema tributário sejam retirados, para reduzir a burocracia e permitir uma administração mais flexível.

    Delfim acredita que, para diminuir o gasto público como determina a emenda 95, é preciso definir prioridades.

    — Os três poderes são independentes e harmônicos, mas a caixa é única — afirma em entrevista ao programa Constituição 30 anos, da TV Senado.

    Na opinião dele, o papel do Estado é garantir a igualdade de oportunidades nos primeiros anos de vida, com investimentos em saúde, educação e saneamento básico para todos.

    — Nada disso é grátis. É universal e pago por todos, porque a justiça não se faz na chegada. Cada um chega aonde puder, mas todo mundo tem que partir do mesmo ponto — argumenta.

    Delfim Netto também faz críticas ao sistema político:

    — Nós estamos vivendo num instante que mostra os inconvenientes desse presidencialismo de coalizão.

    Ele diz que já manifesta essa preocupação desde a Assembleia Nacional Constituinte e defende o parlamentarismo como solução, embora tenha sido ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento dos governos militares.

    — Por isso mesmo é que eu posso fazer a defesa, porque eu aprendo. O parlamentarismo permite solução não sangrenta. Cai um governo, se constitui outro e acabou. A vida continua — explica.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268529
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-deve-diminuir-e-priorizar-saude-educacao-e-saneamento-diz-delfim/633431410

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)