Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Hélio José registra os 129 anos da República

    Publicado por Senado
    há 5 anos

    O senador Hélio José (Pros-DF) lembrou os 129 anos da Proclamação da República, comemorados na quinta-feira. Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (19), ele também recordou a importância histórica de movimentos anteriores à proclamação, como a Conjuração Baiana, a Inconfidência Mineira, a Confederação do Equador e a Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

    Citando a República Velha, a Era Vargas e a ditadura militar, ele disse que foram poucos os períodos democráticos no país desde a Proclamação da República, declarada pelo alagoano Deodoro da Fonseca, em 1889. Assim, apenas 51, dos 129 anos se deram em plena normalidade democrática.

    Ele pediu que a data seja uma oportunidade de reflexão sobre as condições do país, especialmente no que diz respeito à desigualdade social, à saúde, à segurança pública e à educação.

    — A República que começamos a ser em 1889 já progrediu muito, mas ainda temos um longo percurso a percorrer até chegarmos onde desejamos. O Senado esteve presente em toda a história republicana do país e está pronto para prosseguir dando a sua contribuição em busca de um Brasil melhor para todos os nossos cidadãos —, discursou.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/helio-jose-registra-os-129-anos-da-republica/648776634

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)