Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CDR analisa critérios para inclusão de municípios no semiárido

    Publicado por Senado
    há 5 anos

    Em reunião agendada para a quarta-feira (28), às 9h, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) pode votar o projeto de lei que que define os critérios de enquadramento de municípios na região do semiárido.

    De acordo com o PLS 146/2014, a definição da região do semiárido deverá ser atualizada a cada cinco anos, segundo série temporal de dados a ser definida pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Terão de ser considerados, pelo menos, os critérios de precipitação pluviométrica média anual, índice de aridez e risco de seca.

    A Lei 7.827, de 1989, já atribui à Sudene a responsabilidade por definir as características da região considerada semiárida, mas não impõe à autarquia a obrigação de atualização periódica dos critérios. A Constituição assegura ao semiárido nordestino metade dos recursos aplicados em programas de financiamento ao setor produtivo destinados à região. Esse diferencial tem motivado os municípios a pleitearem a inclusão na área do semiárido.

    A votação será em caráter terminativo, ou seja, a CDR dará a palavra final sobre a matéria, caso não haja recurso para votação em Plenário. Já aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o projeto do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) tem como relator o senador José Pimentel (PT-CE), favorável à proposição.

    Habitação popular

    Projeto que reserva 5% das unidades produzidas no Programa Minha Casa Minha Vida aos trabalhadores da construção civil também está na pauta da CDR. A comissão também votará essa proposta em caráter terminativo.

    A autora do projeto (PLS 331/2015), senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), alega que as exigências burocráticas do Minha Casa Minha Vida impedem que alguns segmentos carentes de atendimento habitacional sejam beneficiados. No caso dos trabalhadores da construção civil, afirma, essa exclusão é particularmente perversa, uma vez que eles são a mão de obra responsável pelo programa.

    A relatora é a senadora Regina Sousa (PT-PI), favorável à proposição. Já o senador José Medeiros (Pode-MT) apresentou voto em separado pela rejeição do projeto.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cdr-analisa-criterios-para-inclusao-de-municipios-no-semiarido/651323843

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)