Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CAS quer ouvir secretário da Previdência sobre reforma proposta pelo Executivo

    Publicado por Senado
    há 5 anos

    A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve convidar o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, para debater e esclarecer pontos da reforma da Previdência proposta pelo governo ao Congresso na manhã desta quarta-feira (20).

    Na reunião da CAS, que ocorria no momento em que o presidente Jair Bolsonaro entregava o texto da reforma, o senador Paulo Paim (PT-RS) contou que já ligou para Marinho pedindo sua vinda ao Senado. Paim é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que na véspera havia aprovado requerimento convidando o senador para falar àquela comissão.

    — Esse debate tem de ser aprofundado. Esse tema não pode ser votado de afogadilho, como foi no caso da reforma trabalhista. Previdência interessa a toda a sociedade e nós queremos entender a proposta da forma como está sendo entregue neste momento ao Congresso [pelo Poder Executivo].

    O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) disse que, se vai haver reforma da Previdência, é preciso que o governo assuma o que está escrito no artigo , inciso IV da Constituição Federal. O texto prevê a fixação por lei de um salário mínimo unificado, capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

    — A União está omissa desde 1988, e o Executivo está deitado em berço esplêndido. Se não reduzirmos o abismo entre os que estão na pobreza e os que concentram a renda, quem vai pagar a conta da Previdência são pobres, semianalfabetos e quem ganha salário mínimo — sintetizou.

    O senador disse que as “pessoas do governo deveriam viver com o salário mínimo para verem se é possível ter esses direitos e garantias”.

    Como Paim, Contarato comparou a reforma da Previdência com a trabalhista, que, ao modificar as relações de trabalho teria, para ele, prejudicado a classe trabalhadora. Ele criticou a terceirização na atividade-fim, o trabalho intermitente, o trabalho de grávidas em locais insalubres e a rescisão de contratos fora do sindicato.

    — As modificações da CLT foram um retrocesso para o Brasil — concluiu Contarato.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cas-quer-ouvir-secretario-da-previdencia-sobre-reforma-proposta-pelo-executivo/677926479

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)