Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto acaba com preferência da União para receber créditos tributários

    Publicado por Senado
    há 5 anos

    Foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (10) o PLS 485/2017 - Complementar, que altera o Código Tributário Nacional (Lei 5.172, de 1966) para dar preferência, no recebimento de créditos tributários cobrados judicialmente, ao ente federado (União, estado ou município) que for mais diligente, ou seja, que empreender mais esforços na cobrança. A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

    O autor da proposta, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), argumenta que a atual legislação dá preferência absoluta para os recebimentos dos créditos à União, em seguida, aos estados e ao Distrito Federal e, se algo sobrar, aos municípios. A proposta altera também a Lei Execução Fiscal (Lei 6.830, de 1980).

    O relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), emitiu parecer favorável ao reconhecer a importância da iniciativa para reconhecer a igualdade jurídica entre os entes federados. Ele argumentou que a Constituição diz que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios são todos autônomos e por esta razão não deve existir hierarquia que possa justificar a preferência no momento de receber o crédito tributário cobrado judicialmente.

    “Parece-nos, assim, que a nova redação dada pelo projeto sob exame está em consonância com as disposições do caput do art. 18 e do inciso III do art. 19, ambos da Constituição federal de 1988, principalmente por reforçar o federalismo e a autonomia dos entes pela regra de repartição de competências, em que cada ente desempenha, nos termos autorizados pela Carta Magna, atribuições que dão efetividade aos princípios nela inseridos, de forma que combate diretamente o centralismo unitário”, disse.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-acaba-com-preferencia-da-uniao-para-receber-creditos-tributarios/730436802

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)