Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Especialistas defendem mais políticas públicas e qualificação para prevenir suicídio

    Publicado por Senado
    há 5 anos

    No mês de prevenção ao suicídio, chamado “Setembro Amarelo”, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) discutiu o tema “Suicídio e Automutilação” nesta quarta-feira (18). Os convidados defenderam o fortalecimento das políticas públicas para prevenir as ocorrências e a criação de serviços eficientes de atendimento ao cidadão.

    A psicóloga Alessandra Xavier, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), apresentou dados oficiais mostrando que, entre 2007 e 2016, mais de 106 mil pessoas se mataram no Brasil. Entre os adolescentes, a taxa cresceu 24% nas grandes capitais. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) também indicam que o suicídio cresceu 7% no Brasil nos últimos anos, enquanto cai em alguns outros países.

    Nesse sentido, o psiquiatra Fabio Gomes de Matos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), defendeu a criação de um serviço de atendimento público nos moldes do Centro de Valorização da Vida (CVV), porém com mais qualificação.

    — O país necessita criar uma rede pública, com interlocução. Não dá para ficar sem encaminhar para um profissional com treinamento e qualificação adequada. Nos casos mais graves inclusive, o cidadão precisa estar em observação, num leito — defendeu.

    Já a psiquiatra Sandra Paula Peu, da Associação dos Psiquiatras da América Latina (Apal) e assessora do Ministério da Cidadania, destacou que o poder público precisa dar efetividade à Política Nacional de Prevenção ao Suicídio (Lei 13.819), e instituir serviços com pessoas tecnicamente qualificadas para atender quem cogita acabar com a própria vida.

    Sandra Peu sugere a capacitação de profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do Disque 100 (relacionado aos direitos humanos) e do Disque 180 (de combate à violência contra a mulher) como meios iniciais do poder público cumprir as lacunas deixadas por programas que já existem, mas que não conseguem abarcar a demanda por atendimento.

    Inteligência Artificial

    O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que presidiu a audiência pública, defendeu a integração de órgãos públicos e o uso da inteligência artificial para identificar, por meio das redes sociais, pessoas que possam cometer suicídio ou automutilação.

    — Você já imaginou integrar Ministério da Saúde, Ministério da Família, Ministério da cidadania, CVV, ONGs Safernet, Ministério Público? Dá para a inteligência artificial perceber quando a pessoa começa a compartilhar coisas duras, coisas que mostram a sua angústia, que mostram uma tendência para o desespero.

    Girão ainda lamentou o desmonte que, no seu entender, tem sofrido o setor público de saúde no atendimento das pessoas com transtornos mentais.

    Prevenção

    A psiquiatra Sandra Peu reiterou, com base em pesquisas publicadas no Brasil e em outros países, que praticamente a totalidade das pessoas que morrem por suicídio já sofriam antes de alguma doença mental. Portanto, o que previne o suicídio é tratar a doença mental.

    — A cada 10 pessoas com ideação suicida que você trata adequadamente, você salva a vida de nove. Suicídio é uma emergência médica, é um médico quem deve diagnosticar e começar a tratar a doença mental. (...) O suicídio é a consequência trágica das doenças mentais e assim deve ser tratado — afirmou.

    O senador Marcelo Castro (MDB-PI), que também é psiquiatra, defendeu tratamentos de eletroconvulsoterapia (mais conhecido pelo termo popular "eletrochoque"), quando o problema se tratar de depressão profunda com risco de suicídio.

    A servidora pública Anne Evans, que acompanhava a audiência, pediu para dar seu depoimento pessoal. Para ela, é fundamental procurar atendimento médico adequado.

    — Sofri uma depressão profunda que me fez ter ideação suicida por bastante tempo. Acreditei seriamente que estava próxima da morte, e desejava isto. O que me salvou foi o atendimento médico proporcionado pela psiquiatria: me possibilitou reorganizar os pensamentos, compreender o estado em que me encontrava e sair daquilo.

    O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) ressaltou que o poder público deve desenvolver estratégias proativas de prevenção, em vez de apenas esperar que pessoas em crise busquem atendimento.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/especialistas-defendem-mais-politicas-publicas-e-qualificacao-para-prevenir-suicidio/758484854

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)