Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Senado aprova Dia Nacional do Rodeio

    Publicado por Senado
    há 5 anos

    O Senado aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei da Câmara 108/2018, que define o dia 4 de outubro como Dia Nacional do Rodeio. A data foi escolhida por ser mundialmente reconhecida como o Dia dos Animais e também o Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos na comunidade católica e padroeiro dos animais. A homenagem segue para sanção presidencial.

    Ao apresentar a proposta, o deputado Capitão Augusto (PR-SP) ressaltou a importância de que seja comemorada, em âmbito nacional, “uma modalidade de esporte que tem inequívoco significado cultural, além de sua relevante dimensão econômica”.

    Na Comissão de Educação (CE), a matéria foi relatada pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT). Para ele, a iniciativa reconhece o significado da atividade que acontece em quase todo território nacional. Ele registrou que, anualmente, ocorrem mais de dois mil rodeios por todo o país, com público pagante de 24 milhões, acima até do futebol.

    O esporte do rodeio tem suas origens na pecuária extensiva praticada na Espanha e em diversas regiões do Novo Mundo. No Brasil, a versão histórica consagrada é que as primeiras competições de rodeio surgiram na cidade paulista de Barretos, no final da década de 1940.

    Em 1956, um grupo de jovens que se autodenominaram Os Independentes organizaram a Primeira Festa do Peão Boiadeiro de Barretos. Essa festa é realizada até hoje, sendo a maior do Brasil, com um público que alcança cerca de 900 mil pessoas ao longo dos dias de sua realização. No Rio Grande do Sul, acontece o chamado Rodeio Crioulo, com características próprias, muito arraigado nas tradições gaúchas.

    — Ao lado de suas dimensões esportiva, cultural e de lazer, sobressai a importância econômica do rodeio, que gera milhares de empregos permanentes ou temporários e movimenta milhões de reais a cada ano. Parabenizo todos os peões do país — afirmou Wellington.

    A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) elogiou a aprovação da proposta, lembrando que o esporte é apreciado pelos produtores rurais e ocorre atualmente em 41 cidades de Tocantins.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-aprova-dia-nacional-do-rodeio/767049621

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)