Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pesquisa científica pode promover a preservação ambiental, explicam especialistas

    Publicado por Senado
    há 4 anos

    A Comissão Senado do Futuro recebeu nesta quarta-feira (20) especialistas para a audiência pública sobre "A tecnologia aplicada à preservação ambiental". O professor Antônio Brasil Junior, da Engenharia da Universidade de Brasília (UnB) e Daniel Lage Chang, coordenador de programas e projetos em Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, falaram sobre a importância da pesquisa e da tecnologia como instrumentos para a preservação do meio ambiente.

    Daniel Chang citou vários casos que o Ministério da Ciência e Tecnologia tem apoiado, como as pesquisas relacionadas a veículos movidos a energia solar, com o uso de células foto-voltaicas. Esses veículos não emitem poluição por serem movidos 100% a energia elétrica.

    — Estamos com projetos já em execução de protótipos de barcos movidos a energia solar para navegarem na Amazônia, realizando o transporte escolar e de ônibus elétricos, para circularem em cidades brasileiras. No caso dos ônibus, estamos trabalhando junto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    Ele também mencionou o uso do gengibre amargo em medicamentos anti-inflamatórios e cicatrizantes, com o apoio do ministério. A planta, originária do Oriente, está sendo trabalhada no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) para a produção de um medicamento cicatrizante. Na sua fase de testes, está sendo ministrado a diabéticos revertendo casos em que seria necessária a amputação de pés ou pernas por perda da circulação.

    Mestres e doutores

    Antônio Brasil, por sua vez, disse que além do desenvolvimento de equipamentos, é fundamental a formação de pesquisadores e cientistas, através de programas de mestrados e doutorados.

    — Não podemos abrir mão de o Estado brasileiro investir em tecnologia, mas o investimento em formação de pesquisadores, o investimento humano, é primordial.

    Na sua visão, o avanço das pesquisas é determinante para o desenvolvimento do país. E com as sucessivas ondas de avanços tecnológicos, o país necessita de recursos humanos para poder se inserir no século 21.

    Garimpo

    O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), presidente da comissão, por outro lado, defendeu a exploração econômica da região amazônica. Ele afirmou ser preciso reconhecer atividades econômicas como o garimpo, pois a seu ver o combate ao garimpo ilegal não acabará com sua prática.

    — Na Amazônia a Polícia Federal realiza ações que o ministro do Meio Ambiente declara custarem R$ 5 milhões por dia. E não se acaba com os garimpos, porque os garimpeiros só sabem fazer isso como atividade para ganharem o alimento de suas famílias.

    Em uma linha semelhante, falou o senador Zequinha Marinho (PSC-PA), para quem é um uso tradicional a realização de queimadas pelos agricultores da Amazônia, como uma forma de "limpar" o terreno para um cultivo. Na sua visão, sem apoio financeiro para os amazônidas comprarem "um pequeno trator", o uso da queimada continuará.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisa-cientifica-pode-promover-a-preservacao-ambiental-explicam-especialistas/782671580

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)