Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CPI ouve pesquisadores sobre fake news

    Publicado por Senado
    há 4 anos

    A CPI Mista das Fake News ouve nesta quarta-feira (27), a partir das 13h, dois professores cujos estudos tratam da disseminação de notícias falsas em período eleitoral.

    Miguel de Andrade Freitas é coordenador do laboratório de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Segundo o autor do requerimento, deputado Rui Falcão (PT-SP), o professor é autor de um relatório encaminhado à Procuradoria-Geral da República em que aponta meios técnicos para chegar aos autores dos disparos em massa de fake news, via WhatsApp, em campanhas eleitorais recentes.

    O outro convidado, professor e sociólogo Marco Aurélio Rudieger, é diretor de Análise de Políticas Públicas (Dapp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o requerimento da deputada Luizianne Lins (PT-CE), Rudieger tem apresentado, no Brasil e no exterior, estudos sobre o uso de contas automatizadas em momentos-chave da política brasileira. Para a deputada, a presença do pesquisador “trará dados significativos para os trabalhos da comissão”.

    A CPI

    A CPI das Fake News é presidida pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) é a relatora da comissão, que tem o deputado Ricardo Barros (PP-PR) como vice-presidente. A CPI foi criada para investigar os ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e a utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições 2018.

    A prática de cyberbullying sobre os usuários mais vulneráveis da rede de computadores e sobre agentes públicos, o aliciamento e a orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio também estão entre os objetos de investigação da CPI, que tem até o dia 13 de abril de 2020 para concluir seus trabalhos.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cpi-ouve-pesquisadores-sobre-fake-news/784433069

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)