Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CDH aprova dedução de doações para Fundos da Criança na declaração simplificada do IRPF

    Publicado por Senado
    há 4 anos

    Os contribuintes optantes pelo desconto simplificado poderão deduzir do imposto de renda as doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. É o que prevê o projeto de lei 4.144/2019 aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) na quarta-feira (4). A matéria segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

    Atualmente, a norma só permite esse tipo de dedução para pessoas que declaram o imposto de renda por meio da declaração completa. De autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), a iniciativa também aumenta de 3% para 6% o limite de dedução dessas doações quando realizadas na Declaração de Ajuste Anual.

    Esses benefícios, no entanto, não se aplicarão aos contribuintes que apresentarem declaração em formulário ou que entregarem a declaração fora do prazo.

    Para o autor, as mudanças vão corrigir distorções da legislação do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e também contribuir na busca por um tratamento digno por parte do poder público a crianças e adolescentes desassistidos.

    O relator da proposta, senador Lasier Martins (Podemos-RS), votou pela aprovação, mas sugeriu uma emenda para ajustar a técnica legislativa, uma vez que a forma como o texto do artigo 3 estava escrito, acabava por revogar algumas regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990).

    Para Lasier, a retirada dos dispositivos parecia não ser o objetivo do autor, “visto que seguem sendo necessários os comandos mencionados”.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cdh-aprova-deducao-de-doacoes-para-fundos-da-crianca-na-declaracao-simplificada-do-irpf/789497321

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)