Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Subcomissão da Usina de Belo Monte continuará atividades até o fim de 2020

    Publicado por Senado
    há 4 anos

    A Subcomissão da Usina de Belo Monte aprovou nesta terça-feira (17) a prorrogação de seus trabalhos até o fim da próxima sessão legislativa, ou seja, até dezembro de 2020. Também foi aprovado o relatório parcial do senador Lucas Barreto (PSD-AP) sobre o primeiro ano de funcionamento do grupo.

    O parlamentar concluiu que, até o momento, a subcomissão reuniu subsídios e depoimentos, mas há a necessidade de aprofundamento dos estudos e oitivas para que se possam construir conclusões e recomendar encaminhamentos.

    — Ao final do período será apresentado um relatório final acerca dessa realidade — explicou.

    O relator recuperou os debates promovidos pelo colegiado e recordou a visita feita por senadores às obras no estado do Pará, onde foi realizada reunião técnica para o tratamento de questões relativas ao reassentamento urbano, à população ribeirinha e à situação dos produtores rurais.

    Defesa

    O presidente da subcomissão, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), lamentou as críticas e as informações erradas publicadas por parte da imprensa em relação ao projeto de Belo Monte.

    Segundo ele, o empreendimento é importante para a região Norte e para o país, além de cumprir uma série de condicionantes. Só nos 11 municípios impactados pela obra foram investidos R$ 6,2 bilhões.

    — Só em Altamira, foram seis reassentamentos urbanos coletivos. Gente que morava na beira do rio, em situação precária, hoje tem casa numa rua pavimentada. São mais de 4 mil famílias beneficiadas nesses reassentamentos urbanos — afirmou.

    Ainda segundo Zequinha, Belo Monte foi construída a fio d'água, um sistema menos danoso ao meio ambiente do que as tradicionais usinas que dependem de grandes reservatórios.

    — Como é fácil falar mal. Como é fácil poluir de comentários negativos um projeto tão importante. Nossos jornalistas deveriam se informar primeiro — afirmou o representante do Pará.

    O senador Elmano Férrer (Podemos-PI) concordou e disse ser testemunha dos avanços na infraestrutura da região de Altamira.

    — É uma obra fantástica, que criou melhores condições de vida de pessoas em Altamira, com impacto no desenvolvimento da região — afirmou.

    Constituição

    O Subcomissão da Usina de Belo Monte foi criada dentro da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) para acompanhar a conclusão das obras e examinar as questões sociais, técnicas, econômicas e ambientais diretamente ligadas à construção da hidrelétrica.

    O inciso X do artigo 49 da Constituição diz que é competência do Congresso Nacional, como representante da sociedade, “fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta”.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/subcomissao-da-usina-de-belo-monte-continuara-atividades-ate-o-fim-de-2020/793409661

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)